segunda-feira, 10 de março de 2014

Meniinas com duvidas de Cargos!

Lista com as Profissões da Área de Moda e suas Funções

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Imagem de Moda


Consultor[a] de Imagem
A consultora está apta para estudar o perfil do cliente, para definir um estilo para ele e o assessora na montagem de um guarda-roupa novo, na combinação das peças, também pode trabalhar e opiniar no corte de cabelo e na maquiagem do cliente.

Personal Stylist
Ajuda os clientes a combinar roupas, cores e estilos – de acordo com o perfil da pessoa. Claro que não só comprar roupas, e sim “reciclar” o que já se tem no guarda-roupa. Ou seja, é um profissional que visa melhorar o visual da pessoa.

Visagista
Trabalha com a imagem pessoal das pessoas, revela as qualidades interiores de uma pessoa, de acordo com suas características físicas e os princípios da linguagem visual (harmonia e estética), utilizando a maquilagem, o corte, a coloração e o penteado do cabelo, entre outros recursos estéticos.²


Setor de Desenvolvimento de Produto/Coleção [Criação - Estilo]

Como o próprio nome já diz: é aqui onde “nasce” os modelos.

Designer de Moda/Estilista:
Pode trabalhar nos seguintes segmentos:
Roupas; (design de Moda)
Jóias; (design de acessórios)
Bijuterias; (design de acessórios)
Calçados; (design de acessórios)
Bolsas; (design de acessórios)
Estampas e padrões (design têxtil)
Elaborar novos tecidos para tecelagens (design têxtil)
Na sua maioria elabora croquis de novos produtos [criação], pesquisa tendências, tem contato com o pessoal de marketing para saber o que o cliente está gostando mais, o que tem vendido bem, pesquisa de matérias-primas para compor o produto.

Assistente de Estilo  ou Auxiliar de Estilo
Faz desenhos técnicos das peças criadas, faz pesquisa de: aviamentos, estampas, aplicações em geral, beneficiamento para colocar nas peças. Libera o produto completo e aprovado para a Produção [PPCP].
Auxiliar da[o] Estilista.

Modelista
Transforma os croquis [feitos pelo Detpo de Estilo] em moldes, a partir daí, o desenho começa a “virar” a modelo.
Pode também se profissionalizar em programas digitas de modelagem, tem contato com o PPCP.

Piloteira
Costura a peça piloto [a primeira peça que será montada] – é orientada pela modelista.

Modelo de Prova
Uma pessoa que tenha as medidas correspondentes a base da empresa [normalmente P ou M], faz prova de todas as peças pilotos: para ver caimento, tamanho, costura, modelo, etc.


PPCP [Planejamento, Programação e Controle da Produção]


Compradora
Como o próprio nome já diz, faz compras de Matérias-prima [tecido, aviamentos], recebe as mercadorias, faz conferência, libera para a produção.

Assistente de PCP [Planejamento e Contrele da Produção]
Dá assistencia ao Gerente de Produção – Planeja a entrada de modelos para serem produzidos, acompanha o processo até ser finalizado.

Gerente de Produção
Faz o planejamento junto com o marketing para fazer a programação da linha de produção.
Faz liberação de pedidos de compra de matérias-prima.
Gerencia todo o departamento: Risco – Corte – Costura – Acabamento – Passadoria – Embalagem – Etiquetagem – Distribuição – Estoque.


Negócios de Moda

Atuar como gestor na cadeia de produção, distribuição, divulgação e comercialização da moda e desenvolver estratégias de negócios e marketing.

Departamento de Marketing
É responsável pela imagem da Marca. Elabora toda a estratégia de venda e ações para alcançar o consumidor, busca conhecer cada vez mais o seu público-alvo e como “atingí-lo”. Aqui há subdivisões, como o Assistente de Marketing, Analista de Marketing, Gerente, cada empresa usa um termo diferente [Assistente, Analista, Auxiliar].

Comprador de varejo
Ele precisa ser um misto de estilista, administrador e viajante profissional. Sua missão é comprar dos atacadistas as peças já prontas para vender em sua loja de varejo. Tem que conhecer e entender o público-alvo.

Vitrinista e Visual Merchandiser
Estuda e elabora vitrinas e interior o da Loja de maneira a passar a ideia da coleção e influênciar o cliente na decisão de compra.
Tornar o ambiente agradável, trabalhar junto com o departamento de marketing nas PDVs [promoção de vendas] e em todo o contexto de satisfação do cliente.

Supervisor de Lojas
Responsável pela comunicação entre as lojas e a administração central, esse profissional é essencial para garantir os padrões de gestão das redes varejistas³. Cabe à ele supervisionar para que seja cumpridas as metas, horários, deveres, se está tudo indo bem – tanto para funcionários, quanto aos clientes.


Produção de Moda

Faz desfiles, catálogos, editoriais de revistas e organiza campanhas publicitárias.

Fotógrafo
Acompanhar a produção de fotos de moda para revistas, catálogos, exposições e anúncios.

Assistente de Produção de Moda
Auxilia o Produtor a arrumar tudo para ser feito o Evento, mexe bastante com fornecedores.

Produtor de Moda
Organiza e trabalha com campanhas publicitárias, eventos e publicações, desfiles. Seu objetivo é achar locações [escolher lugares onde acontecerão o evento], escolhendo fotógrafo, maquiador e modelos.

Figurinista
Cria, desenha, seleciona todo o guarda-roupa de peças de teatro, balés, novelas, filmes e peças publicitárias.

Produtor de Desfile
Coordena, cria, toda a base para o desfile de moda.

Jornalista de Moda
Escreve Editais, Matérias sobre o que acontece na Moda, quais serão as tendências, comenta sobre sobre desfiles, campanhas de Marcas ou seja, sobre tudo que engloba a Moda de alguma maneira.


Educação

 
Docente de Moda [Professor]
Leciona-se todas as áreas de Moda. Atuando em: Faculdades, cursos técnicos, cursos livres, Universidades.

Coordenador de Curso de Moda
Coordena toda a extensão de moda de alguma instituição. O profissional tem que ter experiência e conhecimento da área, para que possa coordenar o curso e os docentes.


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